loader
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Política de privacidade
ACEITAR E FECHAR

Laboratório de Nematologia

O Laboratório de Nematologia da Fundação MT tem como objetivo diagnosticar os principais fitonematoides que afetam culturas de grande relevância econômica para o estado de Mato Grosso. Esse trabalho viabiliza um diagnóstico preciso, gerando conhecimento e oferecendo soluções para pesquisas, programas de melhoramento e suporte ao desenvolvimento de mercado.



Serviços:

  • Identificação de raça do Nematoide de Cisto da Soja (NCS), em amostras de solo e raízes;
  • Caracterização fenotípica de materiais/linhagens dos principais fitonematoides;
  • Avaliação dos nematicidas químicos e biológicos em casa de vegetação;
  • Identificação e quantificação dos principais fitonematoides parasitas de plantas;
  • Avaliação de genótipos de soja a todas as raças do NCS.

imagem do pesquisador da área

Juliana Oliveira

Pesquisadora

Possui graduação em Agronomia pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2014), especialização em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2018) e Mestrado em Proteção de Plantas pelo Instituto Federal Goiano. Possui experiência na área da pesquisa agrícola, montagem, condução e avaliação de experimentos com grandes culturas, como soja, milho e algodão.

imagem do pesquisador da área

Rosângela Silva

Pesquisadora

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), mestrado em Fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2001) e Doutorado em Fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2008). Foi Professora Titular do Centro Universitário de Várzea Grande no período de julho de 2001 à janeiro de 2013. Atualmente é pesquisadora da Fundação MT, tendo experiência na área de Agronomia, com ênfase em Nematologia, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de nematoides em soja, milho e algodão.

imagem do pesquisador da área

Tania Santos

Pesquisadora

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e Especialização em Defesa Fitossanitária pelo Centro de Ensino Superior de Rondonópolis. É Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012) e Doutoranda em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso. Foi Responsável Técnica do Laboratório de Nematologia da Aprosmat no período de julho/ 2012 a Maio/ 2022. Atualmente é Pesquisadora da Fundação MT, responsável pelo laboratório de Nematologia e ensaios de Casa de Vegetação. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Nematologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia de fitonematoides, avaliação da resistência aos nematoides de galhas (Meloidogyne spp), nematoide de cisto (Raças e ensaios com Heterodera glycines), nematoides da lesões (Pratylenchus brachyurus), avaliação da eficácia de nematicidas químicos e biológicos.

4- Análise do teste de raça de Heterodera glycines (NCS) e Avaliação de genótipos de soja a todas as raças do NCS

image close
Loading...